terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tendências Pedagógicas no Brasil

Com intuito de ajudar os professores, seguem as principais tendências pedagógicas na prática escolar no Brasil.

Fonte: Delcio Barros da Silva

1 - Tendências Pedagógicas Liberais
A escola tem como função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais dando enfase no aspecto cultural.
2 - Tendência Liberal Tradicional
Tem como característica por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. O aluno é educado para atingir sua plena realização através do seu próprio esforço.
3 - Tendência Liberal Renovada Progressista
Também chamada de pragmatista, acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
A escola tem o papel de preparar o aluno para ssumir o seu papel na sociedade.
A diferença agora é que na tendência tradicional a atividade pedagógica estava centrada no professor, na renovada progressista é defendida a idéia do aprender fazendo, que é centrada no aluno.
4 - Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva
O papele da escola nessa tendência é a na formação de atitudes, preocupada muita mais com os problemas psicológicos do que os pedagógicos ou sociais. Promovendo esforços para promover as mudanças dentro do indivíduo em função das necessidades ambientais.
5 - Tendência Liberal Tecnicista
Tem como foco o aperfeiçoamento da ordem social vigente, o sistema capitalista. Utiliza a ciência como forma de provocar a mudança de comportamento (tecnologia comportamental) com o objetivo de formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
6 - Tendência Progressista Libertadora
Tem como objetivo a a autogestão pedagógica e o autiautoritarismo. Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vícula a educação à luta e organização de classe do oprimido, ajudando a se libertar da exploração política e econômica, atravé da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.
7 - Tendência Progressista Libertária
Tem como pressuposto que apenas o que é vivdo pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, isto é, o saber só será relevante se for possível seu uso prático.
8 - Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
Diferente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realizadades sociais. A escola tem como objetivo preparar o aluno paa o mundo adulto e suas contradições.
9 - Tendências Pedagógicas Pós- LDB 9.394/96
Após a Lei d Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº. 9.394/96 revalorizam-se as idéais de Piaget, Vygotsky e Wallon. O três são interacionaistas, pois concebem o conhecimento como resultado da ação que se passa entre o sujeito e um objeto, isto é, o conhecimento da interação entre eles.

Nenhum comentário: